Roda Comunitária – Terapia Comunitária Integrativa

  1. Terapia Comunitária Integrativa.CartazSer+Feliz-1

6 Novembro – A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma metodologia de intervenção em grupos, nascida numa favela no Nordeste do Brasil, que tem como base a valorização dos encontros interpessoais e intercomunitários. A TCI tem como objetivo a promoção da saúde em todas suas dimensões e procura alcançá-lo através da construção de vínculos solidários, do reconhecimento das experiências de vida dos participantes, do resgate da identidade, da restauração da autoestima e da confiança em si e da ampliação da percepção dos problemas e possibilidades de resolução a partir das competências locais.

O foco da Terapia Comunitária está em criar oportunidade para a partilha dos problemas e inquietações do quotidiano, digerindo uma ansiedade paralisante que traz riscos para a saúde das pessoas atendidas. A TCI pretende construir um espaço de fala e escuta que funcione sob regras precisas e que permita, a partir de uma situação problema trazida pelos participantes, delinear um elenco de estratégias de superação, pautado na troca de experiências vivenciadas, num clima de tolerância, de liberdade, protegido de toda projecção e manipulação.

A Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa (ABRATECOM), fundada em 2004, reconheceu e credenciou mais de 40 Polos Formadores e de Cuidado localizados nas cinco regiões brasileiras. Estima-se que, desde a sistematização da metodologia em 1987, cerca de 30.000 Terapeutas Comunitários já foram capacitados pelos Polos Formadores, incluindo mais de 3.000 trabalhadores da saúde e lideranças comunitárias, capacitados através de parcerias governamentais. A TCI hoje, no Brasil, é uma metodologia reconhecida como uma Prática Integrativa e uma estratégia da Saúde Mental na Atenção Básica, recomendada pelo Ministério da Saúde.

Ainda como fruto dessa caminhada, as ações com a TCI estenderam-se a vários países da Europa, África e América do Sul. Há terapeutas comunitários formados em Portugal, Inglaterra, Dinamarca, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Suíça, Luxemburgo, Moçambique, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Venezuela, Bolívia, El Salvador, Haiti, Guiana Francesa, Canadá, México e Azerbaijão. Na Europa, temos a Associação Europeia de TCI – Aetci e a Associação Suíça de TCI.

 

Para conhecer um pouco mais sobre a Terapia Comunitária Integrativa, pode assistir ao TED do Professor Adalberto Barreto: https://www.youtube.com/watch?v=C9d2SrRyyAc

Pode ainda consultar os seguintes sites:

www.abratecom.org.br

www.4varas.com.br

https://www.youtube.com/watch?v=0WI3sGoLHFw

https://www.aetci-a4v.eu/

Sobre a minha experiência com a Terapia Comunitária e a minha formação, encontra informações no meu site: www.raquelmartinho.weebly.com