Luisa Cavalleri

Luisa Cavalleri     Luisa Cavalleri

Terapeuta de Ayurveda

Luísa Cavalleri nasceu em Lisboa e sempre gostou do contacto com a natureza. Propõe a aproximação das medicinas naturais ao público em geral e acredita que o potencial de cura está presente no mais simples gesto. Traz consigo vontade de aprender e gosta de potenciar sinergias.

O desenvolvimento pessoal é um tema que lhe diz muito, estando sempre presente nas suas viagens. Partilhar caminho com outros seres que procurem este princípio é uma bênção.

Completou a sua formação como Psicóloga Clínica  e como Terapeuta de Ayurveda enquanto ferramentas para trabalhar onde se sente bem. Juntou-se à equipa da Associação Ser + Feliz por um encontro natural, de onde têm surgido algumas dinâmicas comuns.

Como Terapeuta de Ayurveda neste espaço, a sua intenção é de restabelecer o equilíbrio em cada um, de acordo com a sua individualidade. Este sistema ancestral de saúde tem como principais objetivos fortalecer o organismo face aos desafios externos e promover a longevidade.

A Consulta de Ayurveda pode incluir diversas áreas, de acordo com as características de cada pessoa. Ficam aqui algumas informações sobre este tipo de terapia:

– Técnicas de diagnóstico:

Questionário, leitura do pulso, observação de língua, olhos, pele, mãos.

– Técnicas de tratamento:

Massagem Abhyanga: massagem a todo o corpo, com óleos naturais medicados, promove a desintoxicação e a harmonização física, mental e energética;

Massagem Garshana: massagem de esfoliação com sal, cânfora e plantas medicinais específica para dosha kapha, seguida de efeito de sudação;

Massagem Udwartana: massagem utilizando plantas medicinais em pó de acordo com os doshas, promove a circulação sanguínea;

Massagem Shirodhara: Massagem seguida de um fluxo contínuo de óleo na testa, muito aconselhado para restabelecer o equilíbrio mental;

Aconselhamento alimentar de acordo com os doshas;

Nasya: Massagem às costas e face, seguida de aplicação de óleos medicados para a desobstrução nasal;

Karna Purana: Massagem à face e cabeça seguida de aplicação de óleos medicados para tratamento aos ouvidos.

Vasti: Massagem nos pontos marma, seguida de aplicação de ghee medicado para tratamento localizado, por exemplo dor ciática.

 

Outras informações:

Ayurveda é um sistema se saúde milenar com origem na Índia, reconhecido pela Organização

Mundial de Saúde como medicina tradicional e complementar. Significa “a ciência da vida” e defende que mantendo o estado de equilíbrio pode-se viver mais e melhor. O sistema digestivo tem um papel muito importante na manutenção da saúde, pelo que a alimentação deve ser cuidada e ajustada à estrutura de cada um.

 

Efeitos da massagem Abhyanga:

– Remoção de toxinas;

– Fortalecimento do sistema imunitário;

– Aumento da resistência e flexibilidade, para se defender e adaptar às mudanças e desafios;

– Aumento da circulação periférica nos vasos e capilares;

– Diminuição da pressão arterial;

– Aumento da oxigenação dos tecidos;

– Promoção do rejuvenescimento: aumento da força dos tecidos, promoção da vitalidade;

– Embelezamento e nutrição da pele;

– Tonificação da coluna: melhoria do sistema nervoso central e periférico;

– Indução do sono saudável;

– Remoção de stress e outros estados mentais desgastantes;

– Aumento da energia vital.

:::

Luísa Cavalleri participa também em parceria com a terapeuta Susana Mourão em sessões de massagens a quatro mãos, com base na Massagem Clássica de Ayurveda.